Renato de Rezende Barbosa

renato_rezende_barbosa_01Renato de Rezende Barbosa nasceu em 10 de janeiro de 1918, em São Simão, perto de Cravinhos, região de Ribeirão Preto, interior de São Paulo. Filho de Eugênio Barbosa de Rezende e Olga Ottoni de Rezende Barbosa. Passou sua infância na Fazenda Estrela d’Oeste, a 15km de Cravinhos, cuja principal atividade era o cultivo do café, mas também havia a cultura do algodão, bem como criação de gados e de porcos.

Renato foi alfabetizado em uma escola na zona rural, próxima à Fazenda Estrela d’Oeste. Após concluir os estudos do ensino fundamental, em Cravinhos, foi para São Paulo estudar no Colégio São Bento.

A crise econômica de 1929 trouxe dificuldades aos produtores de café. Seu pai a superou diversificando as culturas, o que permitiu que a Fazenda Estrela d’Oeste chegasse a ser uma das maiores produtoras de algodão do Estado.

renato_rezende_barbosa_02Em 1934, com a morte do seu pai, sua mãe assumiu os negócios, com a participação de seus filhos. Após completar o ginásio em 1935, Renato mudou-se para Marília para trabalhar na Companhia Agrícola Rezende.

A administração das fazendas ficou a cargo de Renato e seu tio Nélson, que trabalharam juntos por quatro anos, antes de Renato assumir sozinho, seguindo sempre a orientação de sua mãe. Em 1944, Renato comprou a Fazenda Nova América. Pelas condições climáticas e características do solo da região, optou pelo cultivo da cana-de-açúcar em detrimento ao café, que sofria demais com as frequentes geadas da região.

Após a compra, percorreu toda a fazenda orientando seus funcionários a arrancarem os pés de café queimados e a prepararem a terra para receber as novas mudas de cana-de-açúcar.

Após seu casamento com Maria Angélica, em 19 de setembro de 1945, mudou-se para a Fazenda Nova América, em Tarumã, onde tiveram três filhos: Renato Eugênio, Roberto e José Eugênio.

Após a compra da fazenda, foi iniciada a construção da usina. Desde o princípio, Renato se preocupou com a aquisição de maquinários modernos, investiu em pesquisas, no controle de pragas e na melhoria da qualidade de mudas, visando um permanente implemento da produção. A primeira moagem de cana-de-açúcar aconteceu em 1947.

renato_rezende_barbosa_03Com o desenvolvimento e crescimento da empresa, novas unidades foram adquiridas, os parques industriais foram remodelados, recebendo novos equipamentos industriais e aumento na área de plantio, além de investimentos na profissionalização dos funcionários. Renato ficou a frente da administração até os anos 70, quando seus filhos assumiram o trabalho. Na década de 80, realizou uma série de viagens ao exterior, sempre em busca de aprimoramento e atualização, bem como de inovações tecnológicas.

Renato de Rezende Barbosa faleceu em 21 de setembro de 2003, aos 85 anos.