Paisagens

Paisagens do Acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo
(23/março a 30/junho/2007)

paisagens_logo

Foi com esta exposição que o Memorial RB  inaugurou seu Espaço de Expositivo. Por meio de atividades sensoriais e criativas, buscou-se a interatividade com as obras e o desenvolvimento do imaginário dos visitantes. Essas atividades foram baseadas no material disponibilizado pela própria Pinacoteca do Estado de São Paulo. Os visitantes criaram cartões-postais, cantaram músicas, narraram histórias, fizeram cenas, imaginaram cheiros, filmes, sons, gestos, sabores…

Para cada uma das 13 obras expostas foi realizado o contexto histórico, em relação à história geral, do Brasil e, ainda, de Assis/SP. Algumas das obras tinham a identificação do local que a pintura retratava, ou seja, os locais existiam concretamente e puderam ser representados com fotografias.

paisagens_picodojaragua paisagens_picodojaragua-foto

Além disso, foram feitas oficinas para que os professores pudessem preparar seus alunos para a visita e, também, tivessem condições de realizar atividades em sala de aula.

paisagens_oficina-professores

Os visitantes puderam exercitar sua criatividade e imaginação durante a visita. Depois, na sala de aula, principalmente com os professores de educação artística, desenvolveram atividades relacionadas com a temática, como redações, pinturas e visitas pelas paisagens de Assis.

botao_foto