Engenho e Arte

Seleção de gravuras da Pinacoteca do Estado de São Paulo
(24/agosto a 30/setembro/2009)

LOGO_engenhoearte

A exposição apresentou gravuras que recontam a história da arte em nosso país, também foi desenvolvido projeto educativo e contou a participação das escolas estaduais e municipais de Assis e região. Realizou-se também durante a exposição, uma capacitação aos professores da rede estadual.

A proposta da exposição, que reúne 44 gravuras de 39 diferentes artistas, é fornecer um material capaz de elaborar um panorama fiel da gravura no Brasil, abrangendo desde o século 19 até a produção contemporânea. A seleção das obras foi feita a partir do acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo, responsável também pela indicação da curadoria da obra, a cargo de Carlos Martins. A exposição é resultado de uma parceria entre as Secretaria Estadual de Cultura, a Pinacoteca do Estado de São Paulo e o Memorial Rezende Barbosa.
engenhoearte1

A exposição divide-se em dois segmentos. Um deles é formado por gravuras do século 19, em grande parte produzidas na Europa, além de documentação e registros visuais de viajantes sobre o Brasil, então uma jovem nação. Já o outro segmento aborda a introdução da gravura na produção artística brasileira, a partir dos movimentos modernistas, e sua consolidação no decorrer do século 20. As obras são de autores nacionais e internacionais que retratam temas ligados ao Brasil. Participam da exposição nomes como Carlos Scliar, Claudio Tozzi, Jean-Baptiste Debret, Johann Moritz Rugendas, Lasar Segall, Marcelo Grassmann e Tomie Ohtake, entre outros.
engenhoearte2

As obras selecionadas contemplam as mais diversas técnicas, desde as tradicionais, praticadas desde o Renascimento, como a xilogravuras e os diferentes procedimentos da gravura em metal (buril, água forte e água tinta), até as mais recentes como a litografia e serigrafia, que vieram possibilitar edições em grande escala.  Esse conjunto de gravuras da Pinacoteca do Estado apresenta, por meio do trabalho de 40 artistas, uma visão abrangente dos principais momentos da história da arte no Brasil.