Curiosidades Carnavalescas

Convenhamos, todo mundo curte o Carnaval, seja aproveitando para viajar, festejar com família e amigos, ou até mesmo descansar da rotina de trabalho. Mas será que todos sabem a origem desse feriado tão esperado? Sabem por que a cada ano ele acontece em uma data diferente? Sabem o seu real significado? Então vamos lá…

HISTÓRIA

Embora já existisse, o Carnaval foi instituído no século VIII, quando a Igreja Católica criou a Semana Santa, que deveria acontecer depois de 40 dias de jejum, chamado de Quaresma. A quarta-feira de cinzas é o início desse longo período de renúncia. Por isso, um dia antes, festeja-se em abundância, dizendo um “adeus à carne”. Nos dias de hoje, o jejum é muito mais espiritual do que um verdadeiro sacrifício e o carnaval virou uma verdadeira festa da carne.

As festas carnavalescas como conhecemos hoje, com desfiles e máscaras, surgiram durante o século XIX, na Europa. Mas é no Brasil que acontecem os maiores carnavais do mundo, em Salvador e no Rio de Janeiro. Embora seja um feriado religioso, o Carnaval já faz parte da cultura. Recife, no nordeste brasileiro, e Veneza, na Itália, destacam-se por trazer esse caráter cultural em suas festas.

CURIOSIDADES

– O carnaval é comemorado sempre 47 dias antes da Páscoa, que a cada ano acontece no primeiro domingo após a primeira lua cheia do equinócio de outono/primavera. Por isso, sempre é comemorado em um dia diferente.

– No Rio de Janeiro e em São Paulo, as escolas de samba gastam, em média, 8 milhões para organizarem seus desfiles.

– Chiquinha Gonzaga escreveu a primeira marchinha de carnaval, chamada “Ó Abre Alas” (confira: https://youtu.be/4CTVXdcGyUU).

– O preço médio de uma fantasia para desfilar no sambódromo do Rio de Janeiro ou São Paulo é R$500. A fantasia de porta-bandeiras, por exemplo, pode chegar a custar 90 mil e pesar cerca de 20kg.

– Os carnavais mais conhecidos no mundo: Salvador, Rio de Janeiro, Olinda, Recife, Nice (França), Colônia (Alemanha), Nova Orleans (EUA) e Veneza (Itália).